sábado, 27 de agosto de 2011

REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 
   Faço uma reflexão que se originou após vasto tempo acompanhando postagens, e que em muitas situações participei através de comentários. Sendo que de diversos blogs visitados, acabei por representar uma síntese aqui de dois deles. O blog Educação à distância, sendo que este inicia a reflexão abaixo e na sequência o blog de Ana Beatriz Gomes. Relato então a síntese das informações absorvidas, iniciando pelo blog Educação a distância.
   Verifica-se que milhares de estudantes estão matriculados em cursos EAD pelo Brasil, isto fomenta a apreciação da importância da EAD, assim como requer um controle no que se refere à questão da qualidade dos cursos ofertados. Conforme postagem feita no blog: educação à distância, a deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) apresentou requerimento à Comissão de Educação (CEC) que solicita a realização de audiência pública para debater os desafios da educação à distância no Brasil. Nosso país possui dimensões continentais, acredito que a EAD, possa promover um incremento de quantidade e qualidade na educação do nosso povo. Porém está educação deve ser de qualidade, para romper preconceitos e desta forma ofertar cursos a níveis de mestrado e doutorado. Fiz um comentário solicitando que a nobre deputada também debata a oferta de cursos de mestrado e doutorado, pois devida a atual situação em que me encontro, teria interesse real em fazer um doutorado em engenharia, na área de projetos, que acredito na plena possibilidade de um curso de qualidade EAD, através das ferramentas tecnológicas que possuímos.
   Outra postagem feita no blog, já mencionado, que possui como título: Educação a Distância- Falta de Tempo-Carreira Profissional, declara que há receio da sociedade principalmente a dificuldade da sociedade em aceitar os avanços tecnológicos do que aceitar a real eficácia do modelo. Afirma também que os benefícios e vantagens da EAD já se confirmam, e sugere investimentos nesta forma de educação. Disserta também sobre a questão de cursos internacionais, relatando que nos cursos internacionais, o interessado deverá passar por um processo seletivo, que usualmente avalia o nível de proficiência na língua que o curso será ministrado, normalmente o inglês, e análise do currículo. Ainda, será preciso realizar, ao longo do curso, cerca de duas viagens para concluir os estudos, isso nos casos de graduação e pós-graduação; os cursos livres já não são tão exigentes. No Brasil, as exigências são parecidas. Houve um período em que me interessei, sobre um doutorado na Espanha, na área de projetos de engenharia, havia um convênio desta instituição com uma instituição em nosso pais. Porém o problema é a validação deste diploma em nosso pais, desta forma resolvi aguardar uma oportunidade para iniciar um doutorado. Na sequência o texto continua repassando situações importantes como a visão empresarial e contrapartida com a carreira de um profissional, sobre os cuidados na escolha de um curso EAD, e finaliza com a educação a distância corporativa. Gostaria de acrescentar uma informação importante retirada de outra postagem, que pela previsão do MEC haverá até o final do ano um milhão de alunos matriculados em cursos EAD.
   Refletindo agora sobre as informações absorvidas do blog de Ana Beatriz Gomes, inicio com a postagem que possui como título; Finalizando a Disciplina Tópicos.
O texto comentava sobre um trabalho a ser apresentado na disciplina Tópicos em Tecnologias Educacionais – EAD. O desafio proposto para os alunos foi o seguinte: eles teriam que preparar uma aula, curso ou projeto, usando qualquer ferramenta que realmente fosse inovadora (ou apresentar uma proposta diferenciada para o uso de uma ferramenta já conhecida).  Achei interessante a forma de como se desenrolou o fechamento desta disciplina, e fiz um comentário. Outra postagem interessante que também fiz um comentário possuía o título. Seminário Redes Educativas e as Tecnologias. Este texto disserta sobre o uso das tecnologias na educação, como isto é visto e seus benefícios, meu comentário se referia a qual das três correntes meu pensar se enquadrava. Também parabenizei a autora do blog, devido à honra de escrever o prefácio de um livro do Professor Doutor João Mattar, livro que será lançado em Manaus na próxima semana (Tutoria e Interação em Educação a Distância).
   Gostaria de acrescentar ainda, mesmo que ele disserte sobre algumas postagens inseridas em dois blogs, foi o resultando de uma síntese de muitas informações e esclarecimentos sobre educação à distância (EAD) além de ter sido um instrumento que permitiu uma primeira aproximação com o mundo de pessoas e informações que estão presentes na internet, a disposição de quem tenha o interesse de aborda-las e filtra-las. Desta forma finalizo, declarando que a elaboração deste texto fez com que eu abrisse uma porta desconhecida.

2 comentários:

  1. Bellessa então ai vai a minha opinião sobre EAD.

    Tendo em vista as grandes mudanças no aspecto econômico social atual, devemos considerar que o preparo para o mercado atual se faz cada vez mais necessário, nada se pode afirmar pela insegurança que este oferece nos dias atuais, também devemos considerar as novas oportunidades que o mercado oferece pois se torna uma questão de sobrevivência a melhoria da educação no Brasil, portanto devemos nos organizar para que este assunto EAD, seja considerado como um dos sistemas mais importantes no atual cenário da educação porque permite a flexibilidade e abrangência nos seus processos dentro da sociedade que necessita muito de competências e habilidades para poder crescer, o Brasil está atrasadíssimo no aspecto educação e não podemos deixar de discutir mas devemos também agir e agir com eficacia para resultados concretos.

    Professor Ulises Bellessa

    ResponderExcluir
  2. Concordo que nosso país está muito atrasado em várias questões não somente na EAD. As próprias regulações existentes na educação são retrógradas a tudo que se faz e se discute no mundo educacional. É fato que os políticos estão buscando formas de criar projetos para estas inovações na educação mas ainda é muito pouco. Está na hora de nos unirmos para uma grande discussão nacional e juntos buscarmos um novo caminho para a educação brasileira.

    ResponderExcluir